Por vezes as palavras metem-nos medo, não as conseguimos encarar tal e qual elas são, o que elas representam, o que elas significam...
Talvez hoje, neste dia em que o sol visita o inverno de Fevereiro, não arriscamos sequer pensar na palavra que marca o dia que hoje em todo o mundo se assinala...
Mas porquê?
Porque havemos de evitar a palavra que está presente em todos os países, em todas as cidades, em quase todas as aldeias, eu quase diria, em quase todas as famílias?
Ele bate à porta, ele é imprevisível, ele assusta, ele mata...
mas também reforça os laços de amizade e familiares, aumenta a esperança de uma vida mais vivida, alerta para a inexistência de uma vida que dura para sempre, abana-nos para que caiamos na realidade de que as oportunidades são para aproveitar e que a vida merece ser agarrada e colocada em prol de nós mesmos e dos outros: falamos de cancro!
E hoje, neste dia mundial do cancro, saibamos adotar gestos e atitudes concretas, essencialmente, de amor:
- amemos mais aqueles que se cruzam na nossa vida...
- apoiemos mais aqueles que passam por vicissitudes na doença, na solidão, na prisão, na pobreza, no desemprego...
- agarremos mais as oportunidades que nos surgem...
- sejamos mais felizes com o pouco porque os bens materiais não duram sempre...
- façamos mais, vivamos mais, sejamos mais...
Os exemplos de vidas destruídas por esta palavra, de facto são muitos, mas felizmente, prevalecem ainda muitos exemplos de vida marcados pela esperança, pela batalha vencida, pela certeza de que uma vida nova renasce...
Agarremos a vida, já!
O André Fernandes (@amaispartilha), através do seu livro, deixa-nos o belo testemunho da sua tia, onde o amor prevaleceu.
A Mariline Soares, através da conversa sobre a sua experiência, deixa-nos o seu testemunho que lutar vale a pena (https://www.facebook.com/historiasvividashorizontesrasgados/videos/451230625277334/).
Marquemos este dia com sinais de amor, visíveis de uma esperança que é capaz de derrubar muros, evitar inimizades, construir pontes de proximidade, onde o amor se faz mais forte, onde a vontade de viver grita mais alto, onde as palavras não nos atemorizam, onde a vida se torna o dom mais precioso!
Comments